COMPUTADOR MORREU? E SE LAVAR A PLACA MÃE?

Ao contrário do que se pode supor, lavar a mobo não causa nenhum problema adicional e pode resolver alguns. todos os componentes da mobo são lacrados e se estiverem íntegros não vai entrar água.
      A principal função da lavagem é retirar todas sujeira da placa, que eventualmente pode estar causando um mau contato e facilitar a identificação de problemas, como trilhas rompidas, peças com defeito etc.
      Recomenda-se desmontar cada componentes (bateria e as memórias e processador) e em seguida lavar com água e detergente, usando um pincel de cerdas macias.
     depois de tudo bem seco, montei a máquina e está funcionando sem nenhum tipo de problemas e muito mais silenciosa.

Alguns cuidados que devem ser sempre tomados:
  1. Desmontar tudo, tirar a bateria, memórias e processador
  2. Lavara em água corrente, evitando de deixar a mobo de molho
  3. Usar pequena quantidade de detergente e um pincel macio para não arranhar ou danificar os circuitos (não passar o pincel sobre os pinos do soquete so processador)
  4. Secar bem
  5. Montar com os devidos cuidados.

Vejam, não se lava placa alguma só por esporte, à toa, da mesma forma que não se troca pasta térmica ou reinstala o Windows só por esporte. Fazer isso é um risco desnecessário.

A lavagem de placas com água serve para remover gordura, sais (este muito comum pra quem mora no litoral) e impurezas que estejam na placa, causando algum mau contato ou curto.

Entretanto, veja que, para que o procedimento seja considerado, tem que ser tomados alguns passos antes. Quais?

Primeiramente, tem que ser confirmado que determinado problema realmente está sendo causado pela placa em questão (pode ser placa mãe, de vídeo, de som, de rede, etc). Para isso, deve-se fazer uma série de checagem, que o técnico deve saber, seguir um roteiro, uma metodologia, para que seja feito um diagnóstico confiável. A partir do diagnóstico, passa-se para a solução do problema em si, talvez a troca da placa ou a recuperação da mesma.

No caso de placas mãe, antes de chegar e ir lavando, deve-se tentar alguns procedimentos antes. Por exemplo, realizar um "clear CMOS", conferir todo o jumpeamento da placa, atualizar (ou regravar) o BIOS (vejam o BIOS, porque o BIOS é macho), verificar o estado de capacitores, resistores e outros, limpar a placa (principalmente nos contatos) usando uma escova (de preferência antiestática) embebida em álcool isopropílico. Uma vez encontrado algum sinal de mau contato, aplique um limpador de contatos. Procure por trilhas rompidas na placa.

Fez tudo isso e nada ainda? Lave a placa. Para isso, remova tudo o que for removível dela, como bateria, adesivos (e cola), até o BIOS (se possível). Aí lave a placa com água limpa (de preferência destilada) e detergente neutro. Enxague bem, não deixando vestígios de detergente. Ponha pra secar (pode usar jatos de ar, secador de cabelo - não no quente - ou à sombra). Não passe panos porque soltam fapos. Deixe secar completamente, sem deixar vestígios de água.

Deixe-a secando, de preferência, por três dias em um local com sombra e temperatura ambiente. O calor pode comprometer seus metais e até mesmo o silício. Portanto, o Sol é inimigo da sua placa.

Viram quanta coisa é necessário levar em consideração para lavar uma placa? Todos esses cuidados são importantes e devem ser seguidos. E isso indica que não é pra ser feito toda hora, sob pena de inutilizar a placa.